Quem somos

Quem passa pela rua São Clemente, em Botafogo, tem a oportunidade de apreciar alguns dos mais belos casarões que pertenceram a ilustres e abastadas famílias do Rio de Janeiro, nos séculos XIX e XX.

E é num desses casarões, o de número 385, tombado pelo patrimônio histórico, que está instalado o Espaço Ernani Arte e Cultura.

Adquirido em 1978 por Ernani IV para ser a sede do Palácio dos Leilões, nasceu com o objetivo de ser o grande centro de leiloaria no Rio de Janeiro, já que abria suas portas a outros leiloeiros, marchands e antiquários.

Nas palavras de seu fundador, o novo espa¬ço "será voltado também para um intensivo programa de atividades culturais, em que se alinham exposições retrospectivas e de novos artistas".

"A leiloaria brasileira deve muito aos Ernanis e sua história deve ser dividida entre antes e depois de Horácio Ernani Thompson de Mello (1963-1978), o Ernani III . Foi ele quem implantou o leilão conforme hoje conhecemos, introduzindo novidades que, a princípio rejeitadas, foram depois adotadas por todos os leiloeiros". (Litieri C. Oliveira - Editor do Jornal A Relíquia)